4D oferece uma função de mudança de nome de métodos projeto e de variáveis com propagação em todo o banco de dados. Esta função é acessível:
- através da opção Renomear... do menu contextual (botão direito do mouse) do editor de métodos (métodos projeto e variáveis),
- através da opção Renomear o método... do menu contextual do Explorador (métodos projeto).

Quando selecionar esta opção, aparece uma caixa de diálogo que permite introduzir o novo nome do objeto:

O novo nome deve cumprir com as regras de nomes, do contrário aparecerá uma advertência quando se valide a caixa de diálogo. Por exemplo, não é possível mudar o nome de um método por um nome de comando como "Alert".
Dependendo do tipo de objeto que esteja sendo renomeado (método projeto ou variável), a caixa de diálogo de mudança de nome também pode conter uma opção de propagação:
- Método projeto: a opção Atualizar callers em todo o banco permite propagar o novo nome do método em todos os objetos do banco. Também pode desmarcar esta opção, por exemplo, para renomear um método unicamente no Explorador.
- Variáveis processo e interprocessos: a opção Renomear a variável em todo o banco de dados permite propagar a mudança de nome da variável em todos os objetos do banco. Se não desmarcar esta opção, a variável somente se renomea no método atual.
- Variável local: não há opção de propagação para este objeto, a variável se renomeia unicamente no método atual.
Este botão
lhe permite realizar novamente a pesquisa com os mesmos critérios e opções. Isso pode ser útil, por exemplo, para ter certeza de que todas as substituições desejadas foram realizadas.