Este é o site histórico da documentação 4D. As documentações estão sendo movidas progressivamente para developer.4d.com

Página Inicial

 
4D v20
Conexão a um banco de dados 4D Server

Conexão a um banco de dados 4D Server  


 

Há três maneiras de se conectar a um banco de dados 4D Server via um 4D remoto:

  • Usar a caixa de diálogo da conexão
  • Usar o menu Abrir Banco Recente
  • Usar um atalho 4DLink contendo os parâmetros de acesso ao Banco de Dados.

Para mostrar a caixa de diálogo de conexão 4D Server, primeiro inicie uma aplicação 4D.
Você pode usar o  comando Abrir no menu Arquivo (ou o botão correspondente na barra de ferramentas 4D) para selecionar o modo de abertura do banco de dados 4D:

Selecione o comando Abrir>Banco Remoto...
A caixa de diálogo de conexão 4D Server aparece. Essa caixa de diálogo tem três páginas e poder ser acessada através das seguintes abas: Recente, Disponível e Personalizado:

Se você selecionar a opção Exibir essa janela na próxima vez, essa caixa de diálogo aparecerá automaticamente na próxima vez que uma aplicação 4D iniciar.

Nota: Você também pode iniciar essa caixa de diálogo ao selecionar o link Conectar ao 4D Server no Assistente de Boas Vindas..

Essa aba memoriza a listagem de todos os 4D servers usados recentemente. A lista está ordenada alfabeticamente. Para conectar-se a um servidor dessa lista, dê um duplo-clique no nome ou selecione o servidor e clique no botão OK..

O 4D Server inclui um sistema de publicação TCP/IP integrado que publica automaticamente o nome do banco de dados 4D Server disponíveis na rede. Esses nomes estão listados na aba Disponível da caixa de diálogo de conexão.

A lista está organizada por ordem de surgimento e é atualizada automaticamente. Para conectar-se a um servidor dessa lista, dê um duplo-clique no nome ou o selecione e clique no botão OK.

Notas:

  • Um acento circunflexo (^) aparece antes do nome dos bancos de dados publicados com a opção de encriptografado. Para maiores informações, consulte a seção Criptografar conexões cliente-servidor
  • É possível evitar a publicação dinâmica do banco de dados na rede ao desselecionar a opção Publicar o banco ao iniciar no servidor. Nesse caso, a conexão só pode ser realizada manualmente na aba "Personalizado".

Nota de Compatibilidade: ao usar IPv4, apenas bancos de dados publicados na porta padrão (19813) são visíveis na aba Disponível. Quando estiver ativado (ver Compatibilidade de IPv6), todos os bancos de dados 4D Server publicados na rede são visíveis na aba Disponível. Se não quiser que o banco de dados apareça, deve desselecionar a opção de publicar (ver nota acima).

A página Personalizado permite designar, via o endereço IP de servidor, um banco de dados publicado na rede dar um nome personalizado.Pode personalizar o sistema de publicação TCP/IP de 4D Server para que os nomes dos bancos servidor não sejam publicados automaticamente na rede (veja  Publicar o banco ao iniciar). Neste caso, este nome não aparece na página "Disponívei". Entretanto, se conhecer o endereço IP do servidor de um banco de dados cujo nome não está publicado, pode introduzir manualmente o endereço IP.

  • Nome do banco de dados: permite definir o nome do banco de dados 4D Server. Esse nome será usado na aba Recente quando se referir a esse banco de dados.
  • Endereço de Rede: permite entrar o endereço IP da máquina onde se encontra o 4D Server. Pode entrar o nome do domínio (por exemplo "mydb.mycompany.com") ou o endereço  IP (formatos IPv6 e IPv4 são compatíveis).  Como padrão, a porta para publicar um Servidor 4D é 19813, e nesse caso não é necessário especificar no endereço de rede. Entretanto, especialmente quando muitos servidore estão rodando simultaneamente na mesma máquina, essa porta pode ser mudada em Propriedades de Banco de Dados (ver Preferências de configuração). Nesse caso, o endereço deve ser seguido por dois pontos e um número de porta, por exemplo: 192.168.92.104:19814 (IPv4 formato) ou [2001:0db8:0000:85a3:0000:0000:ac1f:8001]:19814 (IPv6 format). A porta de publicação padrão do 4D Server is 19813. Esse número pode ser modificado na aplicação Preferências (veja a seção Preferências de configuração).

Nota: Se um banco de dados foi selecionado nas abas Recente ou TCP/IP no momento em que você clicou na aba Personalizado, os dois campos mostrarão a informação correspondente.

Logo que essa aba atribuir um servidor, clique no botão OK, e você se conectará ao servidor. O servidor estará listado na aba Recente.

Nota: Se o banco de dados for publicado usando a opção de criptografia, você deve adicionar um acento circunflexo (^) antes do nome; do contrário a conexão será recusada. Para maiores informações, veja a seção Criptografar conexões cliente-servidor.

Esta opção lhe permite conectar-se em modo desenvolvimento a um projeto interpretado aberto em 4D Server. Neste modo:

  • os arquivos projeto estão disponíveis em leitura/escrita para que possa editar métodos, formularios, etc.
  • vários 4D remotos podem abrir simultaneamente os mesmos arquivos projeto interpretados e editá-los: mesmo que com um banco de dados binário, um sistema de bloqueio automático impede o acesso concorrente ao mesmo recurso,
  • as modificações estão à disposição de todos os desenvolvedores remotos. Lembre, entretanto, que diferente do que ocorre com um banco de dados binaria, não há um movimento automático aos desenvolvedores remotos, mas que tem que atualizar para obter as últimas versões dos arquivos (se realizar uma atualização cada vez que o desenvolvedor mudar de modo design para aplicação, por exemplo ao selecionar Guardar tudo no menú Arquivo).

Quando marcar esta opção, se lhe pedirá que selecione o arquivo projeto 4D: deve selecionar o arquivo .project que 4D Server abriu. Se selecionar um arquivo diferente, um quadro de diálogo de alerta lhe adverte que o modo desenvolvimento não está disponível. Isso significa que o 4D remoto deve ter acesso à pasta do projeto através da rede.

Atenção: por razões de rendimento com essa configuração, é recomendado que a pasta do projeto seja armazenada em um servidor de arquivos dedicado (por exemplo um NAS) em uma rede local.

Nota: quando o servidor e o 4D remoto estão na mesma máquina, se aplicam regras adicionais. Ver esta página em developer.4d.com.

Aqui está uma visão geral da arquitetura do modo desenvolvimento:

Compatibilidade: esta funcionalidade foi criada para times de desenvolvimento que estejam acostumados a trabalhar em bancos de dados binários e querem aproveitar as funcionalidades projeto, mantendo sua organização atual. Entretanto, para o  desenvolvimento multiusuário em projetos 4D, recomendamos usar uma arquitetura padrão na qual os desenvolvedores trabalhem em sua máquina e gerenciem seu trabalho u sando ferramentas de repositório de controle de fontes (Git, SVN, etc.). Esta organização oferece uma grane flexibilidade ao permitir aos desenvolvedores trabalhar em diferentes ramos e comparar, fundir ou reverter as modificações.



Essa opção causa a atualização periódica dos recursos locais na máquina cliente quando ela conecta. Os recursos locais são a informação estrutural relacionada ao banco de dados que está armazenada em cada máquina cliente.

De maneira geral, a atualização dos recursos locais na máquina remota acontece automaticamente quando ela se conecta, se a estrutura do banco de dados foi modificada entre duas conexões. Na maior parte do tempo, essa opção é desnecessária. Mesmo assim, em certos casos pode ser necessário forçar a atualização.

O menu de comando Abrir Bancos Recentes pode ser usado para se conectar automaticamente a um banco de dados 4D Server ao qual você já se conectou previamente.

Esse comando se encontra no menu Arquivo do 4D. Se você usar a aplicação 4D para abrir banco de dados locais e conectar-se a banco de dados remotos, esse menu listará os dois tipos de bancos de dados. Os bancos de dados remotos estão disponíveis na parte de baixo do menu:

O comando Excluir Menu pode ser usado para limpar o menu.

Você pode gerar arquivos de acesso a bancos de dados contendo os parâmetros com o objetivo de automatizar e simplificar a abertura ou conexão com os bancos de dados 4D. Geralmente, um arquivo de acesso pode salvar o endereço de um servidor remoto 4D Server assim como os identificadores de conexão, assim eliminando diversas operações para o usuário. 

Arquivos de acesso também podem ser usados para abrir bancos de dados locais.

Um arquivo de acesso .4DLink pode ser usado para iniciar uma aplicação 4D e abrir o banco de dados 4D Server desejado. Há duas maneiras diferentes de fazer isso:

  • Com um duplo-clique ou arrastar e soltar na aplicação 4D,
  • Com o submenu Abrir bancos recentes (arquivo localizado na pasta de preferências locais).
    Um arquivo .4DLink do tipo "banco de dados remoto" pode ser copiado e usado em várias máquinas diferentes
  • Selecionando um arquivo 4DLink na caixa de diálogo de abertura de 4D e de 4D Server (abertura de bancos locais apenas)
  • Selecionando uma rota de arquivo 4DLink para o parâmetro de estrutura em uma instrução. Interface da linha de comando.

Os arquivos de acesso dos bancos de dados 4D são arquivos XML que tem a extensão ".4DLink". 4D gera e usa esse tipo de arquivo para construir o submenu "banco de dados recentes": um arquivo .4DLink é automaticamente gerado por 4D quando um banco de dados local é aberto pela primeira vez ou na primeira vez em que se conecta a um servidor.

Os arquivos .4DLink que são criados automaticamente por 4D estão disponíveis na pasta de preferências locais do usuário. Nessa pasta, dois diretórios são criados: Local e Remoto. A pasta Local contem os arquivos ".4DLink" que podem ser usados para conectar-se a bancos de dados locais, e a pasta Remoto contém os arquivos "4DLink" que podem ser usados para conectar-se a bancos de dados remotos. 

As pastas de preferências locais se encontram em:

  • Windows 7 e posteriores: C:\Users\NomeUsuario\AppData\Roaming\4D\Favorites vXX\
  • OS X: Users/NomeUsuario/Library/Application Support/4D/Favorites vXX/

        ... onde XX representa o número de versão da aplicação (por exemplo, "Favorites v14" para 4D v14).

Os arquivos encontrados nesses diretórios são mostrados no submenu Abrir bancos recentes> do menu Arquivo do 4D:

Os arquivos ".4DLink" também podem ser criados com um editor XML e contém informação personalizada como identificadores de conexão (nome de usuário e senha) ou o modo de abertura do banco de dados. 

4D oferece uma  DTD que descreve as chaves XML que podem ser usadas para construir um arquivo ".4DLink". Esse DTD se chama database_link.dtd e se encontra na subpasta \Resources\DTD\ da aplicação 4D.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Uso de um 4D Remoto

 
CONTEÚDO DA PÁGINA 
 
HISTÓRIA 

Modificado: 4D v16 R4
Modificado: 4D v19 R6

 
PALAVRAS CHAVES 

4DLink file, 4DLink, .4DLink

 
ARTICLE USAGE

Manual de 4D Server ( 4D v20)