As funções desse tema realizam cálculos sobre uma série de valores.
As funções Average, Min, Max, Sum, Sum squares, Std deviation e Variance são aplicadas a campos ou arrays:
- quando são aplicadas a campos, utilizam a seleção atual de registros,
- quando são aplicadas a arrays, utilizam os elementos do array.
Note que quando são aplicadas a campos, as funções
Sum squares,
Std deviation e
Variance só podem ser utilizadas durante a impressão.
Estas funções trabalhan só com valores numéricos e retornam um valor numérico.
Quando Average, Max, Min ou Sum são utilizadas em um campo fora de uma operação de impressão, pode ser que tenham que carregar cada registro na seleção atual para calcular o resultado. Se houver muitos registros, este processo pode tomar muito tempo. Para limitar o tempo do processo, pode indexar o campo.
Nota: quando a operação é longa, aparece um termômetro de progresso. Este termômetro tem um botão Deter que permite ao usuário interromper a operação. Se o usuário clicar neste botão, a variável OK toma o valor 0. Se a operação se completa corretamente, a variável OK toma o valor 1.
Quando se utilizam funções estatísticas em um relatório, elas se comportam de forma diferente porque o relatório mesmo deve carregar cada registro. Utilize estas funções em um formulário ou método de objeto quando imprima com o comando PRINT SELECTION ou quando imprima selecionando Imprimir no menu Arquivo no ambiente Desenho.
Quando utilize estas funções em um relatório, os valores devolvidos só são confiáveis no nível de quebra 0 e quando o processo de quebras esteja ativo. Isto significa que só são úteis ao final do relatório, quando todos os registros forem processados.
Utilize estas funções só em um método de objeto para uma área não editável incluída na área de ruptura B0.
Lembre que um campo passado como parâmetro a uma função estatística deve ser numérico.