Você pode executar os procedimentos armazenados em um ou vários clientes 4D. O funcionamento geral dos procedimentos armazenados executados nos clientes é idêntico ao dos procedimentos armazenados executados no servidor, exceto que o cliente pode chamar a entrada de dados. Para obter mais informações, consulte a seção Procedimentos armazenados.
Toda equipe cliente que execute procedimentos armazenados por pedido do servidor ou de outra equipe cliente, deve estar explicitamente registrado para a sessão. Há dois métodos para registrar um cliente: pode ser registrado automaticamente quando conectado ou por programação.
A opção "Inscrever os clientes ao inicio para executar em cliente" está disponível nas preferências da aplicação, página “Opções de rede” da página "Cliente-Servidor”:

Quando esta opção está selecionada, cada equipo cliente 4D que se conecta à base é referenciado automaticamente com 4D Server com pode executar os procedimentos armazenados. É criado um processo de tipo 4D Client com o nome da máquina da equipe cliente no servidor. É criado também um processo equivalente sobre cada equipe cliente.
Pode registrar uma ou várias equipes clientes 4D por programação. Esta opção permite selecionar as equipes clientes que devem ser inscritas e definir seu nome de registro. O tema "Processo" contém o comando REGISTER CLIENT que permite inscrever uma equipe cliente com o nome que prefira.
Não importa como os computadores cliente são registrados, você pode lhes dar baixa para a sessão atual usando o comando UNREGISTER CLIENT (Tema "Processo") para um determinado cliente. O processo de registro (nomeado de acordo com o cliente) desaparece do grupo de processos de usuário no computador servidor, bem como o usuário da equipe cliente.
Nota: O comando GET REGISTERED CLIENTS permite obter a lista e a carga de trabalho (o número de métodos pendentes por executar) dos clientes registrados na sessão.
Para obter mais informações sobre esses comandos, consulte o manual de linguagem de 4D.