Em muitos exemplos deste manual, se utiliza uma estrutura de programação particular. Muitos destes exemplos executam séries de comandos que utilizam a instrução Case de um modo pouco ortodoxo.
Muitos dos comandos em 4D Internet Commands requerem a execução completa de uma sequência de comandos. A falha de um só comando da sequência é suficiente para interromper o processo, o uso de condições if em cascata em vários níveis poderia ser muito entediante:
Uma alternativa a este método é se apoiar na forma como 4D executa as instruções Case. Cada elemento de uma instrução Case é executada por 4D para determinar se o valor devolvido é True ou False. Se todos os elementos de uma instrução Case devolvem um valor falso, todas as condições são executadas. As seguintes linhas substituem ao código anterior:
Neste exemplo, cada comando envia o erro zero se completada corretamente. Para poder avaliar cada condição, 4D deve executar cada linha. Como cada condição compara o resultado "diferente de zero", o valor enviado sempre é falso e 4D não encontra um elemento para ser detida até que um dos comandos falha. Se todos os comandos são executados corretamente, 4D procede com a execução do método até a condição Else onde a bandeira $SentOK indica que a mensagem foi composta e enviada corretamente.
Se está pensando em implementar um sistema de correio dentro de seu banco de dados, onde o usuário pode "responder" os correios recebidos, estas são algumas recomendações do RFC # 822:
- O endereço do "remetente" somente deve enviar respostas relativas aos problemas na entrega de correio e não as respostas relacionadas com o tema da mensagem. Se não existe o campo "Remetente", as notificações devem ser enviadas ao endereço que aparece no campo "De".
- O endereço do "Remetente" não deve ser utilizada em processos automáticos de resposta as mensagens. Ao contrário, a mensagem deve usar o campo "Responder a" ou o campo "De", dependendo dos fatores descritos a continuação.
- Se existe o campo "Responder a" e contém uma ou mais endereços de correio, então as respostas devem ser direcionadas a esta lista. Os endereços do cabeçalho "Responder a" tem prioridade sobre os endereços listados no cabeçalho "De". No entanto, se o campo "Responder a" não existe mas o campo "De" existe, as respostas devem ser enviadas à caixa de correio indicado no cabeçalho "De".
Estas recomendações só pretendem ajudar no processo de decisão, quando o email é lidado por programação no caso das ações de tipo "Resposta". Uma vez criada a mensagem de resposta, o usuário final pode substituir qualquer destes valores predeterminados antes de enviar a mensagem.