Em 4D, é possível iniciar um backup de três formas:
- manualmente, utilizando o comando Backup... do menu Arquivo de 4D ou o botão Backup do Centro de Segurança e Manutenção (CSM).
- automaticamente, utilizando o programador que pode ser definido nas Preferências do aplicativo.
- por programação, utilizando o comando .
A escolha depende do uso do banco de dados e sua estratégia de backup.
Nota para 4D Server: Um backup pode ser iniciado manualmente a partir de uma máquina remota, utilizando um sistema que chama o comando
. O comando será executado, em todos os casos, no servidor.
Para efetuar um backup manual:
O botão Preferências faz com que sejam mostradas as preferências gerais do backup.
- Selecione o comando Cópia de segurança... no menu Arquivo de 4D.
Aparece a janela de backup:

Pode ver a localização da pasta backup utilizando o menu pop-up associado à área "Destino do backup". Esta localização é definida na página ST Get plain text das Propriedades do banco.
Ou
Selecione Centro de Segurança e Manutenção no menu Ajuda de 4D e é mostrada a Página Backup.
Para maiores informações sobre o Centro de Segurança e Manutenção, consulte Centro de segurança e manutenção.
O botão Propriedades do banco provoca a visualização da caixa de diálogo das Propriedades do banco (ST Get plain text). - Clique no botão Backup para iniciar o backup utilizando os parâmetros atuais.
Para realizar um backup automático periódico:
- Na página DOM REMOVE XML ATTRIBUTE das Propriedades do banco, defina a frequência do backup.
Os backups são realizados automaticamente nos momentos definidos nesta página sem intervenção do usuário. Para maior informação sobre o uso de esta caixa de diálogo, consulte Parâmetros de backup programado.
Para realizar um backup programado utilizando a linguagem 4D:
- Execute o comando em um método.
O backup é iniciado utilizando os parâmetros atuais. Pode utilizar os métodos banco End selection e End subselection para controlar o processo de backup (ver o manual de Linguagem 4D).
Uma vez iniciado o backup, 4D exibe uma caixa de diálogo com um termômetro que indica o progresso do backup:

Este termômetro também é exibido na página “Backup” do CSM se você utilizou esta caixa de diálogo:
O botão Parar permite ao usuário interromper o backup a qualquer momento (consulte o parágrafo Em caso de problemas durante o backup).
O resultado do último backup (com êxito ou não) é salvo na área “Informações do último backup” da página Página Backup das Preferências ou na GRAPH SETTINGS de 4D Server. Também é registrado no Diário de backup do banco de dados.
Durante um backup, o acesso ao banco é restringido por 4D de acordo com o contexto. 4D bloqueia os processos relacionados aos tipos de arquivos incluídos no backup: se só é feito backup do arquivo de estrutura, não é possível o acesso à estrutura, mas é permitido o acesso aos dados.
Do contrário, se só é feito backup do arquivo de dados, se permite o acesso à estrutura. Neste caso, as possibilidades de acesso ao banco de dados são as seguintes.
- Com a versão monousuária de 4D, a banco de dados é bloqueada para leitura e gravação; todos os processos ficam paralisados. Não é possível realizar nenhuma ação.
- Com 4D Server, o banco de dados é bloqueado somente para gravação; as máquinas do cliente podem ver os dados. Se uma máquina do cliente enviar uma solicitação de adicionar, eliminar ou alterar para o servidor, aparece uma janela pedindo ao usuário que espere até que o backup termine.
Uma vez salva a banco de dados, a janela desaparece e a ação é efetuada. Para cancelar a solicitação em processo e não esperar que o backup termine, simplesmente clique no botão Cancelar a operação.
Entretanto, se a ação que você estiver esperando para ser executada provém de um sistema iniciado antes do backup, não se deve cancelá-la porque só as operações a se executar serão canceladas. Igualmente, um sistema executado parcialmente pode produzir inconsistências lógicas no banco de dados.
Nota: Quando a ação que espera para ser executada provém de um sistema e o usuário clica no botão Cancelar a operação, 4D Server retorna o erro -9976 (Este comando não pode ser executado porque o backup do banco de dados está em progresso).
É possível que um backup não seja executado corretamente. As causas podem ser muitas: interrupção do usuário, arquivo anexo não encontrado, problemas com o disco de destino, transação incompleta, etc. 4D trata o incidente de acordo com a causa.
Em todos os casos, o estado do último backup (com êxito ou não) é guardada na área “Informação sobre o último backup” na Página Backup do CSM ou na GRAPH SETTINGS de 4D Server, assim como no Diário de backup do banco de dados.
- Interrupção do usuário: o botão Parar na caixa de diálogo de progresso do backup permite aos usuários interromper o backup a qualquer momento. Neste caso, a cópia dos elementos é parada e gera-se um erro. Pode-se interceptar este erro no sistema de banco de dados End subselection.
- Arquivo anexo não encontrado: quando não se encontra um arquivo anexo, 4D realiza um backup parcial (backup dos arquivos da banco de dados e dos arquivos anexos acessíveis) e retorna um erro.
- Backup impossível (o disco está cheio ou protegido contra gravação, falta de disco, falha de disco, transação incompleta, banco não iniciado no momento do backup automático programado, etc.):
- Se este erro se apresentar pela primeira vez, 4D fará uma segunda tentativa para realizar o backup. O tempo de espera entre as duas tentativas é definido na página ST SET ATTRIBUTES.
- Se a segunda tentativa falhar aparece uma caixa de diálogo de alerta do sistema e gera-se um erro. É possível interceptar esse erro no método de banco de dados End subselection.