Quando um banco de dados 4D estiver rodando em um servidor 4D, você pode depurar o código 4D rodando no servidor a partir de uma aplicação 4D Remote Developer. Basta anexar o depurador a uma máquina remota específica, e a execução do código pode ser monitorada no depurador diretamente na máquina remota.
Em uma máquina remota, o depurador exibe um ícone específico do servidor e uma cor de fundo azul para indicar o código de depuração:
Este recurso é particularmente útil quando o Servidor 4D está funcionando em modo headless/computador sem periféricos (ver Interface da linha de comando), ou quando o acesso à máquina do servidor não é fácil.
Nota de Compatibilidade: Esta característica só está disponível em projetos de aplicação.
Somente um depurador pode depurar uma aplicação do Servidor 4D a qualquer momento -- é chamado de depurador anexo. O depurador anexo pode ser:
- o depurador 4D local do servidor (padrão) - se o servidor não estiver funcionando headless (sem periféricos).
- o depurador de um Servidor 4D remoto - se a sessão remota tiver acesso ao modo Design.
O depurador anexo é chamado sempre que um servidor 4D encontra um ponto de parada ou um comando ou um comando interceptado ou um erro.
Observe que as mensagens de erro são enviadas para o depurador anexo. Isto significa que, no caso de um depurador remoto, as mensagens de erro do servidor são exibidas no 4D remoto.
Notas:
- O código executado no Método banco de dados On Server Startup não pode ser depurado remotamente. Ele só pode ser depurado no lado do servidor.
- Se nenhum depurador estiver conectado, o código em execução não é interrompido pelos comandos de depuração.
- Há algumas limitações no depurador remoto em comparação com um depurador local (ver Depurador).
Por padrão, o depurador não está conectado a um 4D remoto:
Se o servidor 4D não estiver funcionando headless (sem periféricos), o depurador é anexado ao servidor
Se o Servidor 4D funciona headless, nenhum depurador é anexado.
Você pode anexar o depurador a qualquer 4D remoto que possa se conectar com a aplicação Servidor 4D.
Nota: a sessão do usuário 4D remoto deve ter acesso ao ambiente de projeto do banco de dados.
Para anexar o depurador a um 4D remoto
- Na barra de menu do Servidor 4D, selecione Disconnect Debugger no menu Editar, para disponibilizar o depurador para os computadores remotos.
- Esta etapa é inútil se o Servidor 4D funciona headless.
- Você pode re-instalar o depurador no servidor escolhendo Anexar depurador no menu Editar (se não estiver anexado a um 4D remoto, veja [#title id="10008" width="5007020"/]). - Em um 4D remoto conectado ao servidor, selecione Attach debugger no menu Run/Executar:

Se o anexo for aceito (ver [#title id="10008" width="5007020"/]), o comando do menu torna-se Depurador Remoto Separado.
O depurador é então anexado ao 4D remoto:
- até o final da sessão do usuário, ou
- até que o usuário selecione Separate Remote Debugger (Depurador Remoto Separado).
4D permite anexar automaticamente o depurador a um 4D remoto ou servidor na inicialização:
- No servidor (se não estiver headless - sem periféricos), esta opção é chamada de Anexar Debugger no Inicio. Quando o servidor é iniciado, o depurador é automaticamente anexado (padrão):

Menu de edição 4D servidor
Cuidado: se esta opção for selecionada para um servidor que seja lançado posteriormente em modo sem cabeça, não será possível usar o depurador neste servidor.
- Em um 4D remoto, esta opção é chamada Anexar depurador remoto na inicialização. Quando selecionado, o 4D remoto tentará automaticamente anexar o depurador remoto em cada conexão subseqüente ao mesmo banco de dados do Servidor 4D. Se o anexo for aceito (ver [#title id="10008" width="5007020"/]), o depurador remoto é automaticamente anexado à aplicação 4D remota (é mostrada a opção Separar depurador remoto):

4D Desenvolvedor (remoto) Menu de execução
Esta configuração é por banco de dados e é armazenada localmente no arquivo .4DPreferences.
Embora o depurador já esteja conectado a um servidor 4D remoto ou a um servidor 4D (padrão), nenhuma outra máquina pode anexar o depurador.
Se uma máquina tentar anexar o depurador enquanto já estiver conectada, o anexo é rejeitado e o seguinte diálogo é exibido:

A anexação do depurador, neste caso, requer isso:
- o depurador anexado é desconectado do 4D remoto usando o comando de menu Separar Depurador Remoto ou do servidor usando o comando Detach debugger, ou
- a sessão 4D remota anexa está encerrada.