Este é o site histórico da documentação 4D. As documentações estão sendo movidas progressivamente para developer.4d.com

Página Inicial

 
4D v20 R7
Criar um novo banco de dados

Criar um novo banco de dados  


 

Em 4D, um banco de dados designa ao mesmo tempo:

  • a descrição da estrutura de uma aplicação (tabelas, campos, formulários...)
  • os dados da aplicação (nomes, datas, BLOBs ou todo valor que quiser armazenar, ordenar, buscar...)

Em bancos de dados binários, a estrutura é um arquivo único (arquivo .4db). Nos bancos de dados projetos, a estrutura está feita de múltiplos arquivos e pastas texto.

Em ambas arquiteturas, os dados são armazenados em um único arquivo (.4dd).

Ao criar um novo banco de dados, deve selecionar o tipo de banco: banco de dados projeto ou banco de dados binário.

Com respeito ao desenvolvimento, a seleção de um tipo de banco de dados é principalmente uma questão de arquitetura interna: qualquer que seja o tipo de banco de dados selecionado, o ambiente de desenvolvimento 4D, os editores disponíveis ou as funcionalidades são idênticos (com algumas exceções, ver abaixo).

Lembre que pode converter um banco de dados binário em um banco de dados projeto, mas não ao contrário. Consulte a seção Converter bancos de dados a Projetos.

Nota de compatibilidade: os elementos Banco de dados... e Banco de dados a partir de uma definição de estrutura... não se mostram de forma pré-determinada (4D recomenda utilizar a arquitetura projeto para um novo desenvolvimento). Para mostrá-los, deve marcar a opção nas Preferências.

 

Nesta arquitetura, introduzida em 4D v 18, o banco de dados está formado por vários arquivos texto separados, usando json ou xml. Os bancos de dados podem ser compilados e lançados em um único arquivo comprimido .4dz. Essa é a arquitetura recomendada por 4D para novos desenvolvimentos, já que oferece as vantagens abaixo:

  • Conformidade de sistema de gestão de versão: os arquivos de banco de dados projeto são particularmente adequados para ser administrados por um repositório de gestão de versão  (Perforce, Git, SVN, etc.), o que permite aos times de desevolvimento aproveitar suas funcionalidades principais, ou seja, controle de versões, comparação de revisões e retrocessos. Esta conformidade permite aos novos desenvolvedores manter seu ambiente de trabalho porque o controle de versão é muito comum na industria de software.
  • Código legível: o código de banco de dados, incluídas as definições de tabelas, os métodos ou os formulários, são armazenados como arquivos texto abertos que podem ser lidos e manejados através de qualquer editor de texto ou dispositivo.
  • Distribuição cliente-servidor ligeira através de um único arquivo .4dz comprimido -- lembre que esta tecnología não permite o desenvolvimento em um banco de dados 4D Server (o arquivo .4dz é de apenas leitura).
  • Disponibilidade de funcionalidades adicionas: a arquitetura de projeto depende das bibliotecas sistema mais recientes (*) e oferece funcionalidades adicionais, em particular:
    • melhor gestão de ordem de entrada dinâmico no editor de formulários.
    • capacidade de utilizar a funcionalidade de pesquisa entre os arquivos

This is the traditional 4D database file architecture. In this architecture, the whole database design, including database structure, forms, or code, is stored within a single .4db file. Compiled files are .4dc files. It was the only available file architecture until 4D v18 and has proven its efficiency. You can create a new blank binary database or a new binary database from a structure definition. 

Para criar um banco de dados projeto em branco:

  1. Escolha Novo> Projeto de banco de dados... no menu Arquivo ou desde o menú associado ao botão Novo na barra de ferramentas 4D.
    .
  2. Aparece uma caixa de diálogo Salvar:
  3. Clique em Salvar.
    A pasta de Projeto e sua subpasta são criadas no local indicado.
    Para uma descrição detalhada da hierarquia de subpastas de projeto, consulte a página Arquitetura de um projeto em developer.4d.com
    A janela de aplicação 4D é mostrada no Explorador em primeiro plano.

Lembre que também pode converter um banco de dados binário para um banco projeto: consulte a seção Converter bancos de dados a Projetos.

Nota de compatibilidade: os elementos Banco de dados... e Banco de dados a partir de uma definição de estrutura... não são mostrados de forma pré-determinada (4D recomenda utilizar a arquitetura projeto para um novo desenvolvimento). Para mostrá-los, deve marcar a opção nas Preferências.

Você pode criar um banco em branco, ou seja, que não contenha tabelas, campos ou formulários. Esse é o equivalente a uma folha em branco para um banco de dados.

Para criar um banco em branco

  1. Selecione Novo > Banco de dados... no menu Arquivo ou no menu associado com o botão “Novo” na barra de ferramentas de 4D.Você também pode clicar diretamente no botão “Novo” da barra de ferramentas.
    Aparece uma caixa de diálogo padrão de salvar arquivos de maneira que é possível escolher o nome e a localização do banco 4D:

  2. Introduza o nome do seu banco e clique em Salvar.
    Você pode escolher todo nome de arquivo que seja aceito pelo seu Sistema Operacional.

    Atenção: se sua base está destinada para trabalhar em outros sistemas, deve ter em conta as restrições específicas para cada uma delas. Por exemplo, os caracteres "backslash" (\) são aceitos sob OS X mas não são permitidos sob Windows.

Ao validar a caixa de diálogo, 4D fecha o banco atual (se existir), cria uma pasta na localização definida (o nome da pasta é o nome do banco) e coloca todos os arquivos necessários para o funcionamento do banco. Para maiores informações sobre a arquitetura dos bancos de dados, consulte o parágrafo  Arquitetura do Banco de Dados

É exibida a janela da aplicação 4D e o explorador aparece no primeiro plano. Logo é possível, por exemplo, criar formulários de projeto ou exibir o editor de estruturas ou adicionar tabelas, campos, etc.

 

Nota de compatibilidade: os elementos Banco de dados... e Banco de dados a partir de uma definição de estrutura... não se mostram de forma pré-determinada (4D recomenda utilizar a arquitetura projeto para um novo desenvolvimento). Para mostrá-los, deve marcar a opção nas Preferências.

 

As definições de estruturas exportadas ao formato XML podem ser utilizadas para criar novos bancos de dados idênticos. Neste caso, a definição da estrutura pode ser considerada como um modelo de estrutura, que é possível duplicar com toda tranqüilidade.Para maiores informações sobre a exportação e importação de definições de estruturas, consulte o parágrafo Exportar e importar definições de estrutura

Uma definição de estrutura XML pode ser utilizada como tal ou pode ser modificada previamente por meio de um editor XML. Este princípio permite contemplar todo tipo de mecanismo utilizado para gerar estruturas por programação.

Além do mais, como o formato interno dos arquivos XML de descrição das estruturas 4D é público  (ver o parágrafo Formato de uma definição de estrutura 4D, é possível criar este tipo de arquivo a partir de outros ambientes de banco de dados ou toda aplicação de desenho para gerar automaticamente bancos de dados 4D.

Para criar um banco de dados a partir de uma definição de estrutura:

  1. Selecione Novo > Banco de dados a partir de definição de estrutura... no menu Arquivo de 4D ou no menu associado ao botão “Novo” na barra de ferramentas de 4D. Aparece uma caixa de diálogo padrão de abertura de documentos de maneira que é possível especificar o arquivo de descrição a abrir. Você deve selecionar um arquivo de formato XML que respeite a “gramática” das descrições de estrutura 4D (o programa valida o arquivo via a DTD).
  2. Selecione um arquivo XML de descrição de estrutura e logo clique em Aceitar.
    4D exibe uma caixa de diálogo que pode ser utilizada para escolher o nome e a localização do banco de dados a criar.
  3. Escolha o nome e a localização do banco de dados a ser criado e clique no botão Salvar.

Se o arquivo XML for válido, 4D fecha o banco atual (se existir) e cria uma nova estrutura baseada na definição de estrutura. É criada uma pasta na localização indicada (o nome da pasta é o nome do banco) que contém todos os campos necessários para o funcionamento do novo banco. Logo é exibida a janela do Explorador.


Nota: não é possível criar um banco de dados projeto a partir de uma definição de estrutura.

 



Ver também 

Converter bancos de dados a Projetos

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Gestão de arquivos 4D

 
CONTEÚDO DA PÁGINA 
 
HISTÓRIA 

Modificado: 4D v18

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v20 R7)