A página Plugins e componentes do gerador de aplicações lhe permite definir cada plug-in e cada componente que queira utilizar em sua aplicação monoposto ou cliente-servidor. Para maiores informações sobre os plug-ins 4D, consulte Instalar plugins ou componentes.
A página lista os elementos carregados pela aplicação 4D atual:

A coluna Tipo indica o tipo de elemento: plug-in ou componente.
A coluna Ativo indica os elementos que serão integrados na aplicação gerada. Conseqüentemente, todos os elementos estão selecionados. Para voltar atrás na seleção de um plug-in ou um componente, clique na casinha de seleção associada.
Se quiser integrar outros plug-ins na aplicação executável, você deve apenas localizá-los na pasta PlugIns ou componentes junto à aplicação 4D Volume Desktop ou a aplicação 4D Server. O mecanismo para copiar o conteúdo da pasta da aplicação fonte (ver Personalizar a pasta 4D Volume Desktop) pode ser utilizado para integrar todo tipo de arquivo à aplicação executável.
- Em caso de conflito entre duas versões diferentes do mesmo plug-in (uma carregada por 4D e a outra localizada na pasta da aplicação fonte), a prioridade é para o plug-in instalado na pasta de 4D Volume Desktop/4D Server.
- Por outra parte, a presença de duas instâncias do mesmo componente impedirá a abertura da aplicação.
Nota: O uso de plug-ins e/ou componentes compilados em uma versão de dispersão requer dos números de licença adequados.
Para designar os plug-ins e/ou componentes a integrar, clique na pestana Plug-ins e componentes para mostrar a lista de elementos carregados pela aplicação 4D atual: