4D tem sua própria linguagem de programação. Esta linguagem integrada, que envolve mais de 1000 comandos, faz de 4D uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de aplicações de banco de dados em computadores de escritório. É possível utilizar a linguagem de 4D para realizar múltiplos tipos de tarefa, desde a realização de cálculos simples até a criação de interfaces de usuários complexas e personalizadas. Você pode, por exemplo:
Acessar por programação a todos os editores de gestão de registros (order by, query, etc),
Criar e imprimir relatórios e etiquetas complexas com os dados do banco,
Se comunicar com outros sistemas de informação,
Administrar documentos,
Importar e exportar dados entre bancos 4D e outras aplicações,
Incorporar os procedimentos escritos em outras linguagens na linguagem de programação de 4D.
A flexibilidade e o poder da linguagem de programação de 4D o convertem na ferramenta perfeita para todos os níveis de usuários e desenvolvedores para alcançar uma ampla faixa de tarefas de gestão de informação. Os usuários novos podem rapidamente efetuar cálculos. Os usuários experientes podem personalizar seus bancos de dados sem ter experiência em programação. Os desenvolvedores experientes podem utilizar esta poderosa ferramenta de programação para adicionar funções sofisticadas a seus bancos de dados, incluindo transferência de arquivos e comunicações. Os desenvolvedores com experiência em programação em outras linguagens podem adicionar seus próprios comandos à linguagem de 4D.
A linguagem de programação de 4D se enriquece quando algum dos módulos de 4D se adiciona à aplicação. Cada módulo inclui comandos de linguagem que são específicos para as funcionalidades que oferece.
Este manual descreve os co mandos e constantes da linguagem de 4D "clássica"
Se procura por uma visão geral os conceitos e princípios da linguagem 4D vá para a seção Conceitos da Linguagem 4D no website developer.4d.com, onde encontrará toda informação sobre como usar a Linguagem 4D.
A partir de 4D v15, o editor de métodos 4D utiliza o padrão "Inglês-US" como língua internacional, independentemente da versão 4D ou da configuração do sistema local. Esta funcionalidade neutraliza as variações regionais que possam afetar a interpretação do código entre aplicativos 4D (formatos de data, por exemplo) aplicações; e nas versões francesa de 4D, os comandos e as constantes são agora escritas em "Inglês-US" como já acontecia em outros idiomas.
Essa configuração padrão fornece aos desenvolvedores 4D várias vantagens:
Facilita a troca de código entre desenvolvedores, independentemente do seu país, configuração regional, ou da versão 4D usada. Um método 4D pode agora ser alterado por simples copiar/colar, ou salvo em um arquivo de texto, sem problemas de compatibilidade.
Também torna possível a inclusão de métodos 4D em ferramentas de controle de fontes, que muitas vezes exigem que as exportações sejam independentes das opções regionais e idiomas.
Essa configuração pode ser desabilitada através da opção "Usar a configuração do sistema regional" no diálogo Preferências de 4D (ver Is a list).
As configuraçõesInglês-USpodem ter váriosefeitos sobrea maneira de escrevermétodos.Isto se refere a códigoescrito emmodo de desenvolvimento, assim comofórmulas emaplicativos implementados.Neste modo, o códigodeve estar de acordocomas regrasseguintes:
Separadores decimaisparanúmeros reaisdevemser agorapontos (".") emtodas as versões(e nãovírgulas (",")como é o costumeem português e francês,por exemplo).
Constantes de dataagoradevem usar o formatoISO(!AAAA-MM-DD!) em todas as versões.
Comandoenomes de constantesdevem ser em Inglês(estaalteração diz apenas respeito às versões francesa de 4D, jã que estejá era o caso comoutros idiomas).
Nota: Oeditor de métodosincluimecanismos específicosque corrigemautomaticamenteentradas incorretas, se necessário.
A tabela a seguirilustraas diferençasentre o código4Dv15em(ou superior)e em versõesanteriores:
Exemplo de código em métodos/fórmulas
4D v15 and higher (modo padrão, todas as versões)
a:=12.50
b:=!2013-12-31!
Current date
4D v14 or 4D v15 (preferencia marcada para versão US)
a:=12.50
b:=!12/31/2013!
Current date
4D v14 or 4D v15 (preferencia marcada para versão Francesa)
a:=12,50
b:=!31/12/2013!
Date du jour
Nota: Quando a preferência for marcada, formatos de data a número real são baseadas nas preferências de sistema.
Neste manual são empregadas diferentes convenções de escrita:
Seguindo o exemplo do editor de métodos de 4D, os comandos são escritos em maiúsculas utilizando caracteres especiais: CLOSE DOCUMENT. As funções (comandos que retornam um valor) começam com maiúscula e continuam e minúscula: Change string.
Na sintexe dos comandos, os caracteres { } (chaves) indicam os parâmetros opcionais. Por exemplo, SET DEFAULT CENTURY (seculo{; pivoAno}) significa que o parâmetro pivoAno pode ser omitido quando se chama o comando.
Na sintaxe dos comandos, o caractere | indica uma alternativa. Por exemplo, Tabela (tabelaNum | unPtr) indica que a função aceita um número de tabela ou um ponteiro como parâmetro.
Em alguns exemplos nesta documentação, uma linha de código pode se prolongar nas linhas seguintes por falta de espaço. Mesmo assim, você deve digitar estes exemplos como apenas uma linha de código sem utilizar retornos de carros.