Este é o site histórico da documentação 4D. As documentações estão sendo movidas progressivamente para developer.4d.com

Página Inicial

 
4D v20 R7
Imagens

Imagens  


 

4D integra uma gestão nativa dos formatos de imagem. Isto significa que as imagens se mostrarão e armazenarão em seu formato original, sem interpretação em 4D. As características específicas dos diferentes formatos (sombras, áreas transparentes, etc.) se conservam ao copiar e colar e se mostrarão sem alteração. Esta suporte nativo é válido para todas as imagens armazenadas em 4D: biblioteca de imagens, imagens coladas em formulários em ambiente Desenho, imagens coladas em campos ou variáveis em modo Aplicação, etc.

4D utiliza APIs nativos para codificar e decodificar imagens (campos e variáveis) em Windows e Mac OS.
Estas implementações oferecem acesso a vários formatos nativos, incluindo o formato RAW, atualmente utilizado em câmaras digitais. 

  • Em Windows, 4D utiliza WIC (Windows Imaging Component).
  • Em Mac OS, 4D utiliza ImageIO. 
Os formatos de imagem mais comuns são compatíveis em ambas plataformas: jpeg, gif, png, tiff, bmp, etc. Em macOS, o formato pdf também está disponível para codificar e decodificar.

A lista completa de formatos compatíveis varia de acordo com o sistema operacional e os codecs personalizáveis que estão instalados no equipamento. Para descobrir quais codecs estão disponíveis, deve usar o comando PICTURE CODEC LIST. Note que a lista de codecs disponíveis para leitura e escrita podem ser diferentes já que a codificação de codecs pode exigir licenças específicas.

Os formatos de imagens reconhecidos por 4D são devolvidos pelo comando PICTURE CODEC LIST  como identificadores de codecs de imagens. Estes identificadores podem ser de duas formas:

  • uma extensão (por exemplo ".gif")
  • um tipo Mime (por exemplo "image/jpeg")
A forma utilizada para cada formato depende do modo de declaração do codec a nível do sistema operativo.
A maioria dos comandos de gestão de imagens de 4D podem receber um identificador de codec como parâmetro. Portanto é imperativo utilizar o identificador sistema devolvido pelo comando PICTURE CODEC LIST.

Um ícone específico é mostrado para as imagens guardadas em um formato que não está disponível na máquina. A extensão do formato de falta é mostrado na parte inferior do ícone:

O ícone se utiliza de forma automática sempre que a imagem seja para mostrar:

Este ícone indica que a imagem não pode ser mostrada ou manipular de forma local, mas pode guardar sem alteração para que possa ser mostrada em outras máquinas. Este é o caso, por exemplo, para as imagens PDF em Windows, ou para as imagens baseadas ​​em PICT

4D permite que recupere as coordenadas locais do mouse num campo imagem ou variável no caso de um clique ou que o mouse passe por cima, mesmo se uma rolagem ou zoom foi aplicado à imagem. Este mecanismo, similar àquele do mapa imagem, pode ser usado por exemplo, para manejar barras de botão rodáveis ou a interface de software de cartografia.

As coordenadas são retornadas em  MouseX e MouseY Variáveis sistema. As coordenadas são expressas em píxels com respeito ao canto esquerdo superior da imagem (0,0). Se o  mouse estiver fora do sistema de coordenadas da imagem, -1 é retornado em  MouseX e MouseY

`Pode obter o valor destas variáveis como parte de eventos de formulários On Clicked, On Double Clicked, On Mouse up, On Mouse Enter, ou On Mouse Move .

4D lhe permite efetuar operações sobre imagens 4D, tais como concatenação, superposição, etc. Este ponto é tratado em developer.4d.com.



Ver também 

PICTURE CODEC LIST
SVG EXPORT TO PICTURE
Variáveis sistema

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Imagens

 
CONTEÚDO DA PÁGINA 
 
HISTÓRIA 

 
ARTICLE USAGE

Manual de linguagem 4D ( 4D v20 R7)