4D Server Windows 64-bit vem com uma aplicação dedicada VSS writer que automaticamente gerencia os pedidos de snapshot enviados através de Windows Volume Shadows Copy Service (VSS).
VSS é oferecido por Windows Server para permitir que aplicações de backup capturem snapshots (shadow copies) de qualquer arquivo ou até de discos rígidos inteiros a qualquer momento, enquanto aplicações estão rodando. Graças a essa tecnologia, pode recuperar um banco de dados 4D Server no mesmo estado em que estava no momento do snapshot. Este mecanismo exige que os arquivos de aplicação executando estejam em um estado consistente quando o snapshot for tomado. Por isso, uma aplicação VSS-aware deve instalar um serviço ou aplicação VSS writer. Esse componente é então "avisado" pelo serviço quando uma cópia shadow estiver prestes a ser feita e diz ao VSS requestor (basicamente a aplicação backup) como realizar o backup dos arquivos e dados.
Nota: Para aprender outras propriedades de segurança e backup, veja 4D Security guide.
Do lado host, os VSS requestors abaixo são compatíveis:
- VMware ESXI em qualquer plataforma
- Microsoft Hyper-V Server 2016
4D Server é compatível com o Microsoft Windows VSS com a configuração abaixo:
- 4D Server (engined ou não)
- Versão 64-bit
- Linha de produtos Windows Server versão 2012 R2 ou superior.
4D Server automaticamente instala o VSS service na linha de produtos Windows Server.
Outras versões Windows compatíveis com VSS podem ser compatíveis mas não estão certificadas; nestas versões, o serviço VSS deve ser ativado no setup:
- Windows 7,
- Windows 8.1,
- Windows 10 (UA)
A propriedade VSS é automaticamente instalda/atualizada quando a aplicação 4D Server for lançada. O serviço de aplicação VSS writer é iniciado nas seguintes condições:
- a configuração 4D Server é compatível (ver abaixo).
- o usuário da sessão tem privilégios de administrador.
Geralmente, o cenário inicial será:
- 4D Server ou Servidor de Aplicação fusionado é lançado pela primeira vez.
- Se não for lançado com privilégios de administrador, um ícone de aviso é mostrado.
- Desligue e relance o 4D Server ou Servidor de Aplicação fusionado como administrador.
O serviço 4D VSS é então executado automaticamente e registrado em VSS. - (Opcional) Reinicie 4D Server ou Servidor de Aplicação fusionado usando privilégios normais.
O executável VSS writer se inicia como um serviço com o nome "VSS <appName>". Um serviço VSS rodará em todas as instâncias 4D Server. Um serviço VSS rodará para cada diferente aplicação de motor (nome diferente) rodando na máquina (ver abaixo)
Página Monitor da janela 4D Server Administration mostra o estado do serviço VSS writer, na área de informação de Aplicação:

Informação adicional sobre o estado de Volume Shadow Copy pode ser exibido como dicas quando passar o mouse sobre a área

A aplicação vss_writer.exe é oferecida para manejar o gerenciamento Volume Shadow Copy Service (VSS) para aplicações 4D.
Nota: O gerenciamento 4D VSS é manejado através de uma aplicação separada já que o programa deve rodar usando privilégios de administração.
O executável 4D VSS writer é instalado automaticamente pelo 4D Server no primeiro lançamento
O serivço 4D VSS Writer maneja e transfere mensagens VSS ao 4D Server. Essas mensagens são logadas no log de diagnóstico 4D Server e no Windows event viewer.