As páginas agrupadas nesta aba permitem designar os arquivos backup e sua localização, assim como a do arquivo de histórico.
Esta área lhe permite definir quais arquivos e/ou pastas copiar durante a próxima cópia de segurança.
- Arquivo de dados: arquivo de dados do banco. Quando esta opção está selecionada, o arquivo de histórico atual do banco, se existir, é incluído na cópia de segurança ao mesmo tempo que os dados.
- Arquivo de estrutura: arquivo de estrutura do banco. Em casos de bancos compilados esta opção permite fazer o backup do arquivo 4dc
- Arquivo de estrutura de usuário (opcional): arquivo de estrutura de usuário do banco, contém os formulários de usuário personalizados (onde aplicar). Para maiores informações, consulte o capítulo Formulários de usuário.
- Arquivos anexos: esta área permite especificar um conjunto de arquivos e/ou pastas, a serem incluídas na cópia de segurança ao mesmo tempo em que o banco de dados. Estes arquivos podem ser de qualquer tipo (documentos ou modelos plug-in, etiquetas, relatórios, imagens, etc.).
Você pode definir arquivos individuais ou pastas cujo conteúdo fará parte da cópia de segurança. Cada elemento anexo aparece com seu endereço de acesso completo na área de “Arquivos anexos”.
- Remover: este botão permite remover o arquivo selecionar da lista de arquivos anexos.
- Criar pasta: quando você clicar neste botão, 4D mostra uma caixa de diálogo que lhe permite selecionar uma pasta para incluí-la na cópia de segurança. Em caso de uma restauração, a pasta será recuperada com sua estrutura interna. Você pode selecionar qualquer pasta ou unidade conectada a máquina, exceto a pasta que contém os arquivos do banco de dados.
- Adicionar Pasta: quando você clicar neste botão, 4D mostra uma caixa de diálogo que lhe permite selecionar um arquivo, para anexa-lo a cópia de segurança.
Para mais informação sobre os arquivos de bancos 4D, consulte
Descrição dos Arquivos 4D.
Esta área permite ver e modificar a localização na qual se armazenarão os arquivos de backup assim como os arquivos de backup do arquivo de histórico (se aplicar).
Para ver a localização dos arquivos, clique na área para mostrar sua rota de acesso como menu pop-up.
Para modificar a localização onde se guardam estes arquivos, clique no botão [...]. Aparece uma caixa de diálogo de seleção de pastas, a qual permite selecionar uma pasta ou disco onde se localizarão os backups. As áreas “Espaço utilizado” e “Espaço disponível” se atualizam automaticamente e indicam o espaço de disco disponível no disco da pasta selecionada.
A opção Utilizar o arquivo de histórico, quando está selecionada, indica que o banco utiliza um arquivo de histórico. Sua rota de acesso se encontra abaixo dessa opção. Quando esta opção está selecionada, não é possível abrir o banco de dados sem o arquivo de histórico.
Como padrão, todo banco criado com 4D utiliza um arquivo de histórico. O arquivo de histórico se chama NomeArquivoDados.journal e está localizado na pasta que contenha a estrutura do banco.
A ativação de um novo arquivo de histórico requer que os dados do banco sejan guardados antes numa cópia de segurança. Quando selecione e valide esta opção, aparecerá uma caixa de diálogo de alerta para informar que é necessário realizar um backup:
