Cálculo da cache adaptativa: quando esta opção estiver selecionada, a gestão da memória cach é realizada dinamicamente pelo sistema, respeitando os limites definidos. Isto permite a configuração de uma memória cache de alto rendimento que se adapta à maioria das configurações. O tamanho de memória cache se calcula dinamicamente de acordo aos parâmetros definidos. Os valores oferecidos por padrão correspondem a uma utilização padrão de 4D.
Memória física a reservar para o sistema e outros aplicativos: parte da memória RAM a reservar para o sistema e outros aplicativos. Este valor pode ser aumentado com o propósito de otimizar quando outros aplicativos estiverem sendo executados na mesma máquina que o 4D.
Porcentagem de memória disponível para a cache: porcentagem de memória disponível destinada por configuração à memória cache. Para obter o tamanho reservado como padrão ao cache, simplesmente realize o seguinte cálculo: (memória física – memória física a reservar) x Porcentagem de memória usada para a cache. No modo adaptativo, o tamanho da memória cache varia dinamicamente em função das necessidades da aplicação e do sistema. Pode definir limites utilizando as opções seguintes:
Tamanho máximo: quantidade máxima de memória que pode ser utilizada pela cache. Este valor é virtualmente ilimitado.
Tamanho mínimo: quantidade mínima de memória que se deve reservar para a cache. Este valor não pode ser menor que 100 MB.
A definição de limites é muito útil em bancos que são distribuídos entre máquinas cuja configuração de memória não é conhecida de antemão. Nestes casos os limites permitem garantir um desempenho mínimo em todos os casos. A seguinte imagem ilustra este funcionamento: Exemplo de cálculo de memória cache: Memória física a reservar = 256 MB Porcentagem da memória disponível usada para a cache = 50% Tamanho máximo = 1 GB Tamanho mínimo = 128 MB
Cálculo da cache adaptativa não selecionado: neste modo, você define o tamanho da memória cache para o banco. 4D mostra uma área de entrada que permite definir a memória cache a utilizar como também a informação relacionada com a memória física (RAM disponível na máquina), a cache atual e a cache depois de reiniciar (levando em conta as suas mudanças). O tamanho da memória cache que introduz se reservará para o banco 4D, sem considerar o estado dos recursos da máquina. Este parâmetro pode ser utilizado em certas configurações específicas ou quando o banco estiver desenhado para ser utilizado em diferentes sistemas em termos de memória. Na maioria dos casos, a memória cache adaptativa oferece melhor rendimento.
Escrever cache a cada … minutos: especifica a frequência em que se salva automaticamente a cache de dados, ou seja sua escrita em disco. 4D guarda os dados localizados naa cache a intervalos regulares. Pode definir um intervalo de tempo entre 1 e 500 minutos. Como padrão, 4D guarda seus dados cada 20 segundos. A aplicação também guarda todos os seus dados no disco quando muda de ambiente ou sai da aplicação. Quando esperar a entrada de grandes quantidades de dados, considere definir um intervalo corto. Em caso de una falha de energia, somente perderá os dados introduzidos depois da última gravação (se o banco funciona sem arquivo de histórico). Também é possível chamar o comando FLUSH CACHE para ativar o esvaziamento a qualquer momento Se cada vez que há um esvaziamento da cache, o banco de dados ficar lento, é necessário ajustar a frequência. Essa lentidão significa que uma grande quantidade de dados está sendo guardada. Um intervalo mais curto seria mais eficiente já que cada vez haveria menos registros para guardar e portanto o processo seria mais rápido. Como padrão, 4D mostra uma pequena janela durante a escrita e esvaziamento da cache. Se não deseja este aviso visual, pode desmarcar a opção Escrita da cache em Página Interface.