Este é o site histórico da documentação 4D. As documentações estão sendo movidas progressivamente para developer.4d.com

Página Inicial

 
4D v20 R7
Área Web

Área Web  


 

 

As áreas web podem mostrar todo tipo de conteúdo web ao interior de seus formulários: as páginas HTML com conteúdo estático ou dinâmico contém arquivos, imagens, Javascript, Flash, PDF (1)... ou até mesmo documentos MS Office (em Windows, com MS Office instalado).



(*) O uso de plugins Web e Java applets não é recomendável nas áreas Web porque pode levar à instabilidade na operação de 4D, particularmente ao nível de gerenciamento de eventos.

O motor de renderização da área web depende da plataforma de execução da aplicação e do estado da opção Utilizar Web Kit integrado (ver o parágrafo "Propriedades específicas").

É possível criar áreas web em um mesmo formulário. Note, entretanto, que a inserção de Web areas é sujeita à algumas limitações (ver seção abaixo "Localizações não suportadas").

Várias ações padrão,numerosos comandos de linguagem e eventos de formulário permitem ao desenvolvedor controlar o funcionamento das áreas web. As variáveis específicas permitem trocar informação entre a área e o ambiente 4D.

Este parágrafo detalha os princípios relativos ao uso e configuração de objetos do tipo área web no editor de formulários. Para mais informações sobre a gestão programada desses objetos, consulte os comandos  Área Web no manual de Linguagem 4D.

Note também que o uso de áreas web está sujeito a várias regras no parágrafo Notas sobre uso de áreas Web no manual de Linguagem de 4D.

Quando um objeto de área de web é selecionado no editor de formulário, a lista de propriedades mostra as seguintes propriedades específicas:

Quando é selecionada a propriedade Menu contextual para uma área de web tema "Entrada", o usuário pode acessar um menu contextual padrão na área durante a execução do formulário.

O conteúdo do menu está definido pelo motor de renderização da plataforma.

Nota
É possível controlar o acesso ao menu contextual através do comando WA SET PREFERENCE.

Duas variáveis específicas estão automaticamente associadas a cada área de web: “URL” e “Progressão.” Estas variáveis permitem controlar respectivamente o URL mostrado pela área de web e a porcentagem de carregamento da página mostrada na área de web. Por padrão, estas variáveis chamam-se, respectivamente, nomeArea_url e nomeArea_progress. É possível alterar estes nomes se preferir.

Estas variáveis são definidas na Lista de propriedades quando uma área de web está selecionada:

Para maiores informações sobre o funcionamento destas variáveis, consulte a seção Gestão programada de áreas web no manual de Linguagem 4D.

Pode utilizar esta opção para escolher entre dois motores de renderização para a área web, em função das especificações de sua aplicação:

  • "Utilizar Web Kit integrado" sem selecionar (por padrão): neste caso, 4D utiliza o "melhor" motor correspondente ao sistema. Em Windows, 4D utiliza automaticamente a versão mais recente do navegador Internet Explorer presente na máquina (IE9, IE10, etc.) Em Mac OS, 4D utiliza a versão atual do Web Kit (Safari).
    Este funcionamento permite ser beneficiado automaticamente dos últimos avances em renderização web, através de HTML 5 ou JavaScript. Entretanto, é possível que observe algumas diferenças de renderização entre as implementações de Internet Explorer e de Web Kit.
  • "Utilizar Web kit integrado" selecionado: neste caso, 4D utiliza Web Kit em versões 32 bits e Blink (preview) em versões 64 bits. O uso do Web Kit integrado significa que a renderização da área web e seu funcionamento em sua aplicação são idênticos, independentemente da plataforma utilizada para executar 4D (no entanto, podem apresentar-se pequenas variações de píxels ou diferenças relacionadas com a implementação da rede).
    Quando esta opção é escolhida, você já não se beneficia das atualizações automáticas do motor Web efetuadas pelo sistema operativo; no entanto, as novas versões do WebKit são oferecidas via 4D.
    Note que o motor Blink têm as limitações abaixo:
  • WA SET PAGE CONTENT: usar este cvomando exige que ao menos uma página já esteja carregada na área (através de uma chamada a WA OPEN URL ou uma atribuição a variável URL associada à área).
  • Execução de Java applets, JavaScripts e plug-ins sempre está ativada e não podem ser desativadas em áreas Web em Blink. Os seletores a seguir dos comandos WA SET PREFERENCE e WA GET PREFERENCE são ignorados:
    • WA enable Java applets
    • WA enable JavaScript
    • WA enable plugins
  • Quando URL drops são ativadas pelo seletor WA enable URL drop do comando WA SET PREFERENCE , a primeira drop deve ser precedida por ao menos uma chamada a WA OPEN URL ou uma atribuição à variável URL associada à área

Nota: Selecionar o motor de renderização do sistema é recomendado quando a área Web estiver conectada à Internet porque sempre se beneficia das atualizações de segurança

Quando esta propriedade estiver marcada, um objeto Javascript especial ($4d) é instanciado na área Web, e que pode usar para gerenciar chamadas para métodos de projeto 4D. Para saber mais sobre esta opção veja  Gestão programada de áreas web no manual Manual de linguagem 4D.

Notas: 

  • Esta opção está disponível quando a opção Use embedded Web rendering engine estiver marcada.
  • Por razões de segurança, já que permite executar código 4D, esta opção só deve estar ativada em páginas que confiar, como as páginas geradas pela aplicação

Há quatro ações padrão específicas para a gestão automática de áreas de web: Abrir URL anterior, Abrir URL seguinte, Atualizar URL atual e Parar carregamento de URL. Estas ações podem ser associadas aos botões ou comandos de menus e permite implementar as interfaces de web básicas. Estas ações são descritas em Ações padrões.

As áreas web também podem controlar-se utilizando eventos formulário e comandos de linguagem específicos. Estes sã descritos no capítulo Área Web do manual de Linguagem de 4D. 

 Já que a exibição de Web areas é gerenciada por um motor de renderização externo, a localização dentro de formulários 4D é sujeita a limitações. Quando definir a localização das Web areas, é necessário considerar as seguintes restrições:

  • Areas Web não são suportadas em subformulários "roláveis" (rolagem não vai ter o efeito desejado).
  • Os limites das  Web areas não podem exceder àqueles dos subformulários que os contêm (devem ser inteiramente visíveis).
  • Sobrepôr uma Web area em cima ou em baixo de outro objeto de formulário não é suportado.

 
PROPRIEDADES 

Produto: 4D
Tema: Trabalhar com objetos ativos

 
CONTEÚDO DA PÁGINA 
 
HISTÓRIA 

Modificado: 4D v16 R2

 
ARTICLE USAGE

Manual de Desenho 4D ( 4D v20 R7)